
LIÇÕES BÍBLICAS PARA A ESCOLA DOMINICAL
4º. Trimestre DE 2011
TEMA CENTRALNEEMIAS – Integridade e coragem em tempos de crise
Lição 01 – Quando a crise mostra a sua face
Lição 02 – Liderança em tempos de crise
Lição 03 – Aprendendo com as portas de Jerusalém
Lição 04 – Como enfrentar a oposição à obra de Deus
Lição 05 – A conspiração dos inimigos contra Neemias
Lição 06 – Neemias lidera um genuíno avivamento
Lição 07 – Arrependimento, a base para o conserto
Lição 08 – O compromisso com a palavra de Deus
Lição 09 – A organização do serviço religioso
Lição 10 – O Exercício ministerial na casa do Senhor
Lição 11 – O Dia de adoração e serviço a Deus
Lição 12 – As conseqüências do jugo desigual
Lição 13 – A integridade de um líder
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - 3° TRIMESTRE/2011 A Lição Bíblica da CPAD do 3º Trimestre/2011 terá como tema "A Missão Integral da Igreja "Porque o Reino de Deus está entre vós". |
01. O Projeto Original do Reino de Deus
02. A Mensagem do Reino de Deus
03. A Vida do Novo Convertido
04. A Comissão Cultural e a Grande Comissão
05. O Reino de Deus Através da Igreja
06. A Eficácia do Testemunho Cristão
07. A Beleza do Serviço Cristão
08. Igreja - Agente Transformador da Sociedade
09. Preservando a Identidade da Igreja
10. A Atuação Social da Igreja
11. A Influência Cultural da Igreja
12. A Integridade da Doutrina Cristã
13. A Plenitude do Reino de Deus
LIÇÃO BÍBLICA CPAD 2º TRIMESTRE 2011
TEMA:MOVIMENTO PENTECOSTAL AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ
13 – AVIVA O SENHOR A TUA OBRA.
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 2011
Não percam as lições deste trimestre.!!!
Através do livro de atos dos apóstolos, estaremos passeando pela historia da igreja primitiva e contemplando a ação extraodinária do Espírito Santo na vida dos grandes homens de Deus.!!!
Todos os Domingos as 9:00hs
Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Rua Antônio Gonçalves de Carvalho Júnior, 206 - Olaria - Lorena/SP
Lição 1: Atos — A ação do Espírito Santo através da Igreja
Lição 2: A ascensão de Cristo e a promessa de Sua vinda
Lição 3: O derramamento do Espírito Santo no Pentecostes
Lição 4: O poder irresistível da comunhão na Igreja
Lição 5: Sinais e maravilhas na Igreja
Lição 6: A importância da disciplina na Igreja
Lição 7: Assistência Social, um importante negócio
Lição 8: Quando a Igreja de Cristo é perseguida
Lição 9: A conversão de Paulo
Lição 10: O Evangelho propaga-se entre os gentios
Lição 11: O Primeiro Concílio da Igreja de Cristo
Lição 12: As viagens missionárias de Paulo
Lição 13: Paulo testifica de Cristo em Roma













Histórico da Escola Dominical
A minúscula semente de mostarda que se transformou numa grande árvoreA história da Escola Dominical
Por Ruth Doris Lemos:

Robert Raikes contemplou o quadro em sua frente; enquanto escrevia mais um editorial pedindo reforma no sistema carcerário. Ele conclamava as autoridades sobre a necessidade de recuperar os encarcerados, reabilitando-os através de estudo, cursos, aulas e algo útil enquanto cumpriam suas penas, para que ao saírem da prisão pudessem achar empregos honestos e tornarem-se cidadãos de valor na comunidade. Levantando seus olhos por um momento, começou a pensar sobre o destino das crianças de rua; pequeninos sendo criados sem qualquer estudo que pudesse lhes dar um futuro diferente daquele dos seus pais. Se continuassem dessa maneira, muitos certamente entrariam no caminho do vício, da violência e do crime.
A cidade de Gloucester, no Centro-Oeste da Inglaterra, era um pólo industrial com grandes fábricas de

Raikes sentiu-se atribulado no seu espírito ao ver tantas crianças desafortunadas crescendo desta maneira; sem dúvida, ao atingir a maioridade, muitas delas cairiam no mundo do crime. O que ele poderia fazer?
Por um futuro melhor

Quando leram seu editorial, houve alguns que sentiram pena das crianças, outros que acharam que o jornal deveria se preocupar com assuntos mais importantes do que crianças, sobretudo, filhos dos operários pobres! Mas Robert Raikes tinha um sonho e este estava enchendo seu coração e seus pensamentos cada vez mais! No editorial seguinte, expôs seu plano de começar aulas de alfabetização, linguagem, gramática, matemática, e religião para as crianças, durante algumas horas de domingo. Fez um apelo, através do jornal, para mulheres com preparo intelectual e dispostas a ajudar-lhes neste projeto, dando aulas nos seus lares. Dias depois um sacerdote anglicano indicou professoras da sua paróquia para o trabalho.
O entusiasmo das crianças era comovente e contagiante. Algumas não aceitaram trocar a sua liberdade de domingo, por ficar sentadas na sala de aula, mas eventualmente todos estavam aprendendo a ler, escrever e fazer as somas de aritmética. As histórias e lições bíblicas eram os momentos mais esperados e gostosos de todo o currículo. Em pouco tempo, as crianças aprenderam não somente da Bíblia, mas lições de moral, ética, e educação religiosa. Era uma verdadeira educação cristã.
Robert Raikes, este grande homem de visão humanitária, não somente fazia campanhas através de seu jornal para angariar doações de material escolar, mas também agasalhos, roupas, sapatos para as crianças pobres, bem como mantimentos para preparar-lhes um bom almoço aos domingos. Ele foi visto freqüentemente acompanhado de seu fiel servo, andando sob a neve, com sua lanterna nas noites frias de inverno. Raikes fazia isto nos redutos mais pobres da cidade para levar agasalho e alimento para crianças de rua que morreriam de frio se ninguém cuidasse delas; conduzindo-as para sua casa, até encontrar um lar para elas.
As crianças se reuniam nas praças, ruas e em casas particulares. Robert Raikes pagava um pequeno salário às professoras que necessitavam, outras pagavam suas despesas do seu próprio bolso. Havia, também, algumas pessoas altruistas da cidade, que contribuíam para este nobre esforço.
Movimento mundial

As classes bíblicas começaram a se propagar rapidamente por cidades vizinhas e, finalmente, para todo o país. Quatro anos após a fundação, a Escola Dominical já tinha mais de 250 mil alunos, e quando Robert Raikes faleceu em 1811, já havia na Escola Dominical 400 mil alunos matriculados.
A primeira Associação da Escola Dominical foi fundada na Inglaterra em 1785, e no mesmo ano, a União das Escolas Dominicais foi fundada nos Estados Unidos. Embora o trabalho tivesse começado em 1780, a organização da Escola Dominical em caráter permanente, data de 1782. No dia 3 de novembro de 1783 é celebrada a data de fundação da Escola Dominical. Entre as igrejas protestantes, a Metodista se destaca como a pioneira da obra de educação religiosa. Em grande parte, esta visão se deve ao seu dinâmico fundador João Wesley, que viu o potencial espiritual da Escola Dominical e logo a incorporou ao grande movimento sob sua liderança.
A Escola Bíblica Dominical surgiu no Brasil em 1855, em Petrópolis (RJ). O jovem casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley, chegou ao Brasil naquele ano e logo instalou uma escola para ensinar a Bíblia para as crianças e jovens daquela região. A primeira aula foi realizada no domingo, 19 de agosto de 1855. Somente cinco participaram, mas Sarah, contente com “pequenos começos”, contou a história de Jonas, mais com gestos,do que palavras, porque estava só começando a aprender o português. Ela viu tantas crianças pelas ruas que seu coração almejava ganhá-las para Jesus. A semente do Evangelho foi plantada em solo fértil.
Com o passar do tempo, aumentou tanto o número de pessoas estudando a Bíblia, que o missionário Kalley iniciou aulas para jovens e adultos. Vendo o crescimento, os Kalleys resolveram mudar para o Rio de Janeiro, para dar uma continuidade melhor ao trabalho e aumentar o alcance do mesmo. Este humilde começo de aulas bíblicas dominicais deu início à Igreja Evangélica Congregacional no Brasil.
No mundo há muitas coisas que pessoas sinceras e humanitárias fazem sem pensar ou imaginar a extensão de influência que seus atos podem ter. Certamente, Robert Raikes nunca imaginou que as simples aulas que ele começou entre crianças pobres e analfabetas da sua cidade, no interior da Inglaterra, iriam crescer para ser um grande movimento mundial. Hoje, a Escola Dominical conta com mais de 60 milhões de alunos matriculados, em mais de 500 mil igrejas protestantes no mundo. É a minúscula semente de mostarda plantada e regada, que cresceu para ser uma grande árvore cujos galhos estendem-se ao redor do globo.
Ruth Dorris Lemos é missionária norte-americana em atividade no Brasil, jornalista, professora de Teologia e uma das fundadoras do Instituto Bíblico da Assembleia de Deus (IBAD), em Pindamonhangaba (SP)